Saiba quais são os riscos do pneu careca para o seu veículo

Quem é dono de um veículo sabe que é necessário fazer manutenções periódicas para que o carro não sofra com graves problemas mecânicos no futuro, principalmente em época de final de ano e férias, com diversas pessoas viajando de carro para outras cidades e um alto fluxo de movimento nas rodovias.

Veja abaixo os motivos por que você deve ter mais atenção ao seu veículo e principalmente quando falamos em pneu careca.

Acidentes

Andar com os pneus carecas é, sem dúvida, a possibilidade de acidentes de trânsito. Por perderem a aderência com o asfalto devido ao pneu estar bem desgastado, o veículo tem dificuldades na hora de realizar frenagens e manobras emergenciais.

Multas

Apesar de não existir nenhuma regra específica para pneus carecas, o Código Brasileiro de Trânsito determina que o veículo que apresentar falta de manutenção adequada é considerado infração grave dedução de 5 pontos na carteira multa de R$ 195,23.

Durante uma fiscalização, o estado de conservação dos pneus é um dos itens verificados pelas autoridades, onde as características debilitadas de um pneu são facilmente identificadas.

Derrapagem

Os sulcos presentes nos carros pneus do veículo são as fendas ao longo das bandas de rolagem responsáveis em criar a tração correta com a pista e ajuda na hora de conduzir o veículo. Quando um pneu está careca, no entanto, uma simples curva ou freada brusca pode se tornar uma derrapagem ou até mesmo problemas mais sérios, como um capotamento.

Aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira descontrolada.

Esse fenômeno é especialmente perigoso, pois costuma acontecer em velocidades elevadas, geralmente acima dos 70 km/h, aumentando o risco de acidentes graves.

Em carros com os pneus carecas, a aquaplanagem é um risco ainda maior. A aderência, que já está comprometida, fica pior na pista molhada e aumenta as chances de perda de controle total do veículo.

A melhor forma de avaliar a condição dos pneus é olhando para os sulcos dos pneus e ficar atento ao prazo de validade, que costuma ser de 5 anos a partir da data de fabricação.

Por isso, esteja sempre atento para reconhecer a hora certa de trocar os pneus dos veículos de sua frota, pois com pneus não se brinca.

_____________________________________________________

Entre em contato conosco.

Fale Conosco. (31) 3972-5000 | 0800-944.5000
Acesse nosso site: www.bemprotege.com



Deixe uma resposta